To friends who do not understand Portuguese ... above has a page with the translation of everything I write ... starting today! Follow and soon more news and more aboutsales and what comes out of my head! = P thanks!
21 junho 2011
Colagem de referência e Release ....
Tema: O Construtivismo do Desconstruído.
A ideologia do construtivismo, surgiu com influencia do Futurismo italiano, e o cubismo francês, não só na arte mas toda uma mentalidade, baseado principalmente no manifesto futurístico.
O construtivismo faz parte da chamada Revolução Russa, onde outros movimentos modernistas também opuseram a arte “comum” e naturalista, ocorreu precisamente entre 1913 a 1930, com enfase na geometria, e assimetria na arquitetura e um novo”pensar” naquilo que é imposto por uma sociedade petrificada.
Essa corrente , foi voltada para reorganização da matéria, assim como o Futurismo busca essa nova maneira de expressão. O construtivismo, traz isso para arte, tecnologia e arquitetura.
A forma como base de suas características e o uso do espaço com conteúdo, faz alusão ao meio repleto de nada, ou seja, tenta trazer “algo” a mais a um simples espaço físico com formas aparentemente básicas mas estruturadas e pensadas, enquanto a arte por eles chamada arte mórbida traz imagens e esculturas cheias de imagens e repleto de nada e mesmice. E principalmente fazendo parte da industrialização e trazendo essa inovação para a arte, e arquitetura.
Pode-se definir com as seguintes citações:
- “Doutrina estética formulada, para opor à escultura tradicional de massa, uma escultura de “vazio” cercado pelo arranjo de linhas e planos”
- “Pode-se afirmar que o construtivismo é uma das principais tendências da linha de uma arte útil. Para interpretar essa "utilidade" basta observar determinadas características construtivistas: a busca da técnica da engenharia, a utilização dos novos materiais, a tendência para a arquitetura e o design, a opção pela atividade coletiva em oposição ao individualismo, a ideia de construir objetos entendidos como sínteses, a superação dos limites da arquitetura, da escultura e da pintura, entre outros.”
O construtivismo, é amplo e controverso, dentro do próprio movimento artistas se dividiam na real funcionalidade do construtivismo, de um lado acreditavam que a arte deveria andar junto a massa, que a arte caminha junto a revolução, e por outro lado a ideia da arte não figurativa sem ideologias. Mas a vastidão de detalhes que cerca o tema é abrangente em todas as áreas influentes para uma sociedade vanguardista .
A ideia central deste projeto, é exatamente como diz o titulo, a desconstrução do construtivismo, ou seja, buscar pontos chave que fazem o meu entendimento do assunto, já que uma das características do lado filosófico do movimento é a busca do entendimento individual de cada ser como sendo a verdade para si. Busco, um pouco de cada pedacinho do paradoxo do construtivismo, como exemplos, a geometria, o uso de linhas, a arquitetura, a rigidez russa, a modernidade a diferenciação do já visto, a utilização de novos materiais etc...
05 junho 2011
Detalhes!...
Realizado na Soft Produções
Foto: Gustavo Bomfim
Modelo: Vick Yañes
Procução Marcelo De Gang e Antonio K.valo
Foto: Gustavo Bomfim
Modelo: Vick Yañes
Procução Marcelo De Gang e Antonio K.valo
Assinar:
Postagens (Atom)