07 janeiro 2011

Inovação e reinvenção no contexto "Design"

Muito se fala sobre design, mas uma pergunta constante desaba sobre minha idéia de criação. Design é arte?
Dependendo da época e da contextualização da palavra, pode-se dizer que sim, mas ao mesmo será que no tempo em que vivemos não teremos personalidade suficiente para marcar uma década ou um período que seja?
A palavra Design engloba valores e áreas diferentes, por exemplo, design de moda, produto, carros, gráfico, industrial etc. Tudo que se refere a criação do novo denomina-se design. Talvez.
Claramente podemos perceber que até a década de 90, conseguimos visualizar características que definem uma sociedade, partindo do principio cultural, social, e urbano, com pontos fortes até mesmo na musica e na indústria. Não podemos dizer porém que até a década de noventa todo designer era um artista, pois o principio da arte não é fabricar e criar para a necessidade humana, e sim apenas criar. Já o designer desenvolve para a utilização da sociedade seja uma cadeira ou um artigo decorativo.
Com exceções, grandes designers foram verdadeiros artistas, passando do usual, para o inovador o criador, como por exemplo, Holger Strom que criou iluminarias em 1972, psicodélicas e lindas, ou na moda, como Jonh Galliano com seus desfiles provocantes e conceituais.
Mutações, reinvenções disfarçadas são denominados retro, e mesmo assim consideradas criações. Podemos ver claramente na tendência da moda em verõs passados, que é totalmente inspirada na década de 70. Mas até onde podemos nos inspirar em algo e retornar algo já criado?
Muito se fala, sobre a definição desta época, cujo tema é “ecossistema”, roupas feitas de fibra de garrafas pet, poltronas também de garrafas pet, cadeiras de borracha de pneu, e por ai se segue a moda “vamos salvar o mundo”, tema este que por incrível que possa ser, se tornou muito cara, contradizendo a matéria prima utilizada. Mas desta forma voltamos ao principio da necessidade da utilização humana e não arte ou inovação.
Mas afinal, podemos identificar nossa época? Acho que o nome mais adequado seria eco retrô.
“Inovação sempre está entre a grande ideia e a habilidade de concretizá-la”.
“Fazer sempre a mesma coisa e ainda assim esperar resultados diferentes é estupidez”.
“Quando todos pensam da mesma maneira, ninguém está pensando o suficiente"

Nenhum comentário: